
Sustentabilidade – Um novo paradigma no Mundo imobiliário
Na última sexta-feira decorreu em Lisboa uma conferência organizada pela Associação Nacional de Avaliadores Imobiliários com o tema “Avaliação e Sustentabilidade – Um novo paradigma” onde o foco foi esta questão e a incorporação das novas diretivas europeias na atividade da avaliação imobiliária, e como a sustentabilidade vai começar a ter um peso diferente no valor dos imóveis.
Ramiro Gomes, Presidente da Direção da ANAI, salientou no seu discurso que esta conferência marca «o encerramento do projeto High Value – Inovação e Sustentabilidade. Por outro, espera também marca o início de um novo ciclo para o setor da avaliação imobiliária em Portugal, para as empresas e para os seus profissionais. Um novo ciclo em que se reconheça a importância deste setor quer para a estabilidade do sistema financeiro, mas também a sua relevância para a cadeia de valor do setor da construção e do imobiliário».
Desde há uns anos para cá que a Libertas segue pela opção da sustentabilidade nas suas construções. A sustentabilidade não é para nós um caminho cosmético que nos eleva na consideração de clientes e parceiros. É, e sempre foi, uma escolha muito clara e espontânea. Afinal, quem concebe e constrói projetos imobiliários tem de o fazer com a noção que estes alteraram a paisagem onde se inserem. Portanto, quer no momento da criação, quer no processo de construção, onde as normas ambientais devem ser rigorosas, tem de haver sempre uma grande reverência pela sustentabilidade do nosso ecossistema.
Dada esta preocupação com a sustentabilidade e o meio ambiente, decidimos em 2008 certificarmo-nos com a norma ISO 14001 através da TUV Rheinland Portugal, onde confirmamos e aprendemos a manter o nosso compromisso de proteção do ambiente, incluindo a adaptação às alterações climáticas, prevenção da poluição, cumprimento legal e necessidades socioeconómicas, através de uma gestão mais eficaz dos aspetos ambientais, tendo em consideração uma perspectiva de ciclo de vida do projeto e dos riscos associados à nossa atividade.
O planeta tem-nos dado sinais há muitos anos de que é necessário cuidarmos dele, corrigir velhos hábitos e substituir materiais, processos, procedimentos que são menos amigos do ambiente. Nos dias de hoje estes “alertas” do planeta são cada vez mais evidentes e, por muito que o tema seja falado há áreas onde ainda pouco é feito.
Somos a prova de que é possível cuidar do sucesso da empresa, sem descuidar o equilíbrio do mundo.
Notícias Relacionadas
Notícias
- 25/07/2025
Em entrevista, Pascal Gonçalves afirma que continuarão a apostar em grande projectos com preços competitivos. Acredita que a atuação da Libertas tem utilidade e alguma relevância no contexto atual....
Notícias
- 22/07/2025
Com presença consolidada em várias regiões do país, temos orgulho em ser uma das maiores promotoras nacionais e...
Notícias
- 14/05/2025
UNIQUE Benfica fecha com chave de ouro a urbanização Benfica Stadium...