SUSTENTABILIDADE

Escolhemos contribuir
para que o mundo perdure

e o futuro das próximas gerações se assegure

AS NOSSAS ESCOLHAS
Libertas Grupo Imobiliário

Sustentabilidade
Uma opção natural

A opção pela sustentabilidade não é para a Libertas um caminho cosmético que nos eleva na consideração de clientes e parceiros. É, e sempre foi, uma escolha muito clara e espontânea. Afinal, quem concebe e constrói projetos imobiliários tem de o fazer com a noção que estes alteraram a paisagem onde se inserem. Portanto, quer no momento da criação, quer no processo de construção, onde as normas ambientais devem ser rigorosas, tem de haver sempre uma grande reverência pela sustentabilidade do nosso ecossistema.

Por outro lado, a nossa política de sustentabilidade também tem chancela externa: desde 2008 que somos certificados pela TUV Rheinland Portugal, com a norma ISO 14001, que confirma o nosso compromisso de proteção do ambiente, incluindo a adaptação às alterações climáticas, prevenção da poluição, cumprimento legal e necessidades socioeconómicas, através de uma gestão mais eficaz dos aspetos ambientais, tendo em consideração uma perspectiva de ciclo de vida do projeto e dos riscos associados à nossa atividade.

Somos a prova provada de que é possível cuidar do sucesso da empresa, sem descuidar o equilíbrio do mundo.

Humanismo
Construímos bem-estar

Tudo aquilo que a Libertas faz visa impulsionar o ser humano para uma experiência de vida mais recompensadora. Por isso, é que nos consideramos humanistas.

Quer isto dizer que sempre que concebemos um projeto, pensamos na vivência que vai proporcionar. Gostamos de criar espaços funcionais, onde inserimos várias áreas comuns que simplificam e melhoram a vida de quem as utiliza, procuramos também um acesso transversal à vista exterior e privilegiamos a amplitude das divisões e a excelência dos materiais. Porque só com a qualidade devida se cria qualidade de vida.

Mas a nossa preocupação humanista também se manifesta para dentro. Criamos com os nossos colaboradores uma relação de transparência e proximidade, onde o mérito pessoal é recompensado, sem olharmos a nacionalidade, raça ou género. O mesmo fazemos com os nossos parceiros, com os quais estabelecemos laços de fidelidade que perduram ao longo do tempo.

Por último, numa tentativa de desenvolver o país e as comunidades onde nos inserimos, ainda privilegiamos a utilização de produtos portugueses. É também uma forma de, muito humanamente, dizermos obrigado ao país que nos tem feito crescer.

Diversidade
Multiplicar para melhorar

No processo de crescimento, a Libertas tem estendido a sua atividade a áreas que trazem valor acrescentado ao imobiliário. Estamos a falar das energias renováveis que alimentam vários dos nossos empreendimentos, da agricultura biológica que fornece os restaurantes que temos integrados nos nossos projetos e, por último, estamos a falar do turismo, uma atividade que desenvolvemos em alguns dos espaços que construímos.

Esta diversificação permite-nos ter uma oferta integrada e global, prestando um melhor serviço a quem nos procura.

Há ainda a destacar que todas as áreas que estamos a desenvolver decorrem do nosso posicionamento no mercado, onde a consciência ecológica e humana são eixos tão fortes que gerem a nossa política de investimentos.

O AMBIENTE IMPORTA

Sustentabilidade de verdade

A Libertas não proclama apenas que tem uma forte política de sustentabilidade. As nossas palavras têm atos que as confirmam. E são tantos que para os dar a conhecer até temos de os listar.

  • Construímos imóveis novos com certificação energética A

  • Garantimos uma gestão adequada dos resíduos produzidos

  • Influenciamos comportamentos ambientalmente corretos junto dos colaboradores, clientes e fornecedores

  • Selecionamos materiais que invocam uma maior eficiência energética nos edifícios

  • Implementamos nos nossos apartamentos/moradias:

  • Tomadas electric-car, cozinhas equipadas com eletrodomésticos classe A ou superior, sistema solar térmico para aquecimento das águas sanitárias, reaproveitamento da água da chuva para rega dos jardins

  • Procura constante de melhores soluções ambientais para alcançar os objetivos ambientais pretendidos para cada projeto

Energias
renováveis

Quando o sol e o vento nos dão alento

As energias renováveis são, sem dúvida, um passo importantíssimos para um planeta mais equilibrado e saudável. Como tal, a Libertas faz a sua parte, desenvolvendo centrais de produção de energia solar e hídrica. Vamos conhecê-las.

HIDROELECTRICA DA
RIBEIRA DE LEOMIL

Esta foi a primeira central hidroelétrica do Grupo. Situa-se na Granja do Tedo, distrito de Viseu. Iniciou a sua atividade em 2008, com uma produção prevista de 5.000.000 kw/ano, a uma potência de 2.400kVA. Caracteriza-se por manter uma relação inócua com o açude, com o mínimo de impacto paisagístico, assegurando a disponibilidade de água nas explorações agrícolas a jusante, mesmo no período de seca.

CENTRAIS FOTOVOLTAICAS
DE ALMODOVAR

Formada por duas mini centrais, a Aldeia do Neves I e Aldeia do Neves II, este projeto iniciou a sua atividade em 2010. Cada central é composta por 504 painéis de 168 módulos, com 1,6 m2. Estes são feitos de cilisio policristalino e possuem uma potência de 0,23 Kwp, o que faz com que cada central tenha uma potência média estimada de 100 kW/ cada.

Hidroelectrica da Ribeira de Leomil
Centrais Fotovoltaicas de Almodovar

Agricultura Biológica

Tratar bem da natureza dá frutos

Acredite-se ou não, mas o que é facto é que a natureza parece que recompensa quem a trata bem. E tem sido assim com os diferentes espaços de agricultura biológica que criámos.

Sem utilizar métodos intensivos que não respeitam o ciclo e os recursos naturais, sem deslocalizar culturas e sem recorrer a fertilizantes químicos, a Libertas faz uma agricultura saudável e responsável. Em troca, ou em agradecimento, se preferir, a natureza brinda-nos com o melhor que o seu solo pode dar: sabor, muito sabor.

Quinta dos Lagos
QUINTA DOS LAGOS

Situada em Albergaria-a-Velha, a Quinta dos Lagos é uma propriedade rural de 18.9 ha, murada, com casario pitoresco e árvores centenárias, enquadradas numa paisagem frondosa. No seu interior há uma nascente de água, com características bioquímicas excecionais e a nossa produção de agricultura biológica.

HERDADE DO ALTO DO PINA

Localizada a 45 minutos de Lisboa, esta Herdade é um projeto integrado, que incluí uma área de agricultura biológica, onde se destaca o vinhedo, também ele biológico. Para além disso, também acomodará um conjunto de moradias individuais, em banda, bem como uma residência estudantil e um hotel rural. É um local onde se percebe que o bem-estar criou raízes.

PRAIA DOS TOMATES

Um terreno de 50 ha, situado numa das zonas mais privilegiadas do Algarve, vizinho da Marina de Vilamoura, a apenas 26 km do aeroporto de Faro. Integra uma exploração de agricultura biológica e, em breve, terá 2 hotéis rurais. É o campo ao pé da praia