Sustentabilidade

Escolhemos contribuir para que o mundo perdure e o futuro das próximas gerações se assegure.

Uma opção natural

A opção pela sustentabilidade não é para a Libertas um caminho cosmético que nos eleva na consideração de clientes e parceiros. É, e sempre foi, uma escolha muito clara e espontânea. Afinal, quem concebe e constrói projetos imobiliários tem de o fazer com a noção que estes alteraram a paisagem onde se inserem. Portanto, quer no momento da criação, quer no processo de construção, onde as normas ambientais devem ser rigorosas, tem de haver sempre uma grande reverência pela sustentabilidade do nosso ecossistema.

Tudo aquilo que a Libertas faz visa impulsionar o ser humano para uma experiência de vida mais recompensadora. Por isso, é que nos consideramos humanistas.

Quer isto dizer que sempre que concebemos um projeto, pensamos na vivência que vai proporcionar. Gostamos de criar espaços funcionais, onde inserimos várias áreas comuns que simplificam e melhoram a vida de quem as utiliza, procuramos também um acesso transversal à vista exterior e privilegiamos a amplitude das divisões e a excelência dos materiais. Porque só com a qualidade devida se cria qualidade de vida.

Mas a nossa preocupação humanista também se manifesta para dentro. Criamos com os nossos colaboradores uma relação de transparência e proximidade, onde o mérito pessoal é recompensado, sem olharmos a nacionalidade, raça ou género. O mesmo fazemos com os nossos parceiros, com os quais estabelecemos laços de fidelidade que perduram ao longo do tempo.

Por último, numa tentativa de desenvolver o país e as comunidades onde nos inserimos, ainda privilegiamos a utilização de produtos portugueses. É também uma forma de, muito humanamente, dizermos obrigado ao país que nos tem feito crescer.

No processo de crescimento, a Libertas tem estendido a sua atividade a áreas que trazem valor acrescentado ao imobiliário. Estamos a falar das energias renováveis que alimentam vários dos nossos empreendimentos, da agricultura biológica que fornece os restaurantes que temos integrados nos nossos projetos e, por último, estamos a falar do turismo, uma atividade que desenvolvemos em alguns dos espaços que construímos.

Esta diversificação permite-nos ter uma oferta integrada e global, prestando um melhor serviço a quem nos procura.

Há ainda a destacar que todas as áreas que estamos a desenvolver decorrem do nosso posicionamento no mercado, onde a consciência ecológica e humana são eixos tão fortes que gerem a nossa política de investimentos.

  • Construímos imóveis novos com alto desempenho energético
  • Garantimos uma gestão adequada dos resíduos produzidos
  • Influenciamos comportamentos ambientalmente corretos junto dos colaboradores, clientes e fornecedores
  • Selecionamos materiais que invocam uma maior eficiência energética nos edifícios
  • Implementamos nos nossos apartamentos/moradias: Tomadas electric-car, cozinhas equipadas com eletrodomésticos de gama superior, sistema solar térmico para aquecimento das águas sanitárias, reaproveitamento da água da chuva para rega dos jardins
  • Procura constante de melhores soluções ambientais para alcançar os objetivos ambientais pretendidos para cada projeto

A LIBERTAS, INVESTIMENTOS IMOBILIÁRIOS, S.A., promove empreendimentos imobiliários e presta serviços a empresas relacionadas com os seus acionistas que envolvam a urbanização e a promoção imobiliária, em diversos setores: habitação, comércio, serviços e turístico.

A LIBERTAS distingue-se pela sua forte consciência e responsabilidade ambiental e social, tendo sempre presente o imperativo da rentabilidade económica dos projetos, sem a qual a sustentabilidade da organização não poderá ser conseguida.

Todos os projetos são encarados de uma forma global, considerando todo o ciclo de vida do imóvel e não apenas as fases nas quais a Libertas tem uma ação direta. Esta forma de estar implica que as decisões tomadas, em qualquer fase do projeto, sejam devidamente ponderadas e considerado o seu impacto ambiental a médio/longo prazo: projeto, execução e utilização do imóvel pelos clientes e utilizadores.

Com o objetivo de sistematizar práticas, monitorizar e melhorar o desempenho ambiental e garantir a melhoria contínua, a Libertas aplica um Sistema de Gestão Ambiental aos seus projetos imobiliários (fase de projeto, construção e assistência ao cliente), de acordo com a Norma ISO 14001.

Conjugando o desenvolvimento económico com a proteção do ambiente, a prevenção da poluição, e a necessária adaptação às alterações climáticas, a Libertas estabelece como compromissos:

  • Desenvolver Projetos de elevado desempenho ambiental desde a conceção, incluindo: a seleção dos fornecedores externos, a escolha de materiais, a gestão otimizada da água, a eficiência energética, recurso a fontes de energia renovável, procurando favorecer a economia circular;
  • Consciencializar e influenciar comportamentos, junto dos colaboradores, fornecedores externos (incluindo subcontratados) e clientes, de forma a minimizar o consumo de recursos naturais e a produção de resíduos, potencializando atitudes ambientalmente corretas;
  • Realizar acompanhamento ambiental nas Obras, permitindo atenuar os aspetos ambientais considerados significativos, nomeadamente, o consumo de recursos naturais, a produção de resíduos e efluentes, a contaminação do solo e recursos hídricos, bem como as emissões atmosféricas e o ruído;
  • Comunicar e sensibilizar os clientes no pós-venda, através da Assistência ao cliente, em termos de gestão ambiental do imóvel adquirido;
  • Cumprir com as suas obrigações de conformidade, quer sejam legais ou outras.

O nosso âmbito é o de “Empreendimentos Imobiliários (Fase de projecto, Construção e Manutenção).

Ver Política Ambiental em PDF

Energias renováveis

As energias renováveis são, sem dúvida, um passo importantíssimos para um planeta mais equilibrado e saudável. Como tal, a Libertas faz a sua parte, desenvolvendo centrais de produção de energia solar e hídrica. Vamos conhecê-las.

HIDROELECTRICA DA RIBEIRA DE LEOMIL

Esta foi a primeira central hidroelétrica do Grupo. Situa-se na Granja do Tedo, distrito de Viseu. Iniciou a sua atividade em 2008, com uma produção prevista de 5.000.000 kw/ano, a uma potência de 2.400kVA. Caracteriza-se por manter uma relação inócua com o açude, com o mínimo de impacto paisagístico, assegurando a disponibilidade de água nas explorações agrícolas a jusante, mesmo no período de seca.

Ribeira de Leomil Hydroelectric Power Station

CENTRAIS FOTOVOLTAICAS DE ALMODÔVAR

Formada por duas mini centrais, a Aldeia do Neves I e Aldeia do Neves II, este projeto iniciou a sua atividade em 2010. Cada central é composta por 504 painéis de 168 módulos, com 1,6 m2. Estes são feitos de silício policristalino e possuem uma potência de 0,23 Kwp, o que faz com que cada central tenha uma potência média estimada de 100 kW/ cada.

Almodôvar Photovoltaic Power Plants

Agricultura Biológica

Acredite-se ou não, mas o que é facto é que a natureza parece que recompensa quem a trata bem. E tem sido assim com os diferentes espaços de agricultura biológica que criámos.

Without using intensive methods that do not respect the cycle and natural resources, without relocating crops and without using chemical fertilizers, Libertas grows healthy and responsible crops. In return, or thanking us, if you prefer, Nature gives us the best that its soil can give: flavour, lots of flavours.

Organic Farming

QUINTA DOS LAGOS

Situada em Albergaria-a-Velha, a Quinta dos Lagos é uma propriedade rural de 18.9 ha, murada, com casario pitoresco e árvores centenárias, enquadradas numa paisagem frondosa. No seu interior há uma nascente de água, com características bioquímicas excecionais e a nossa produção de agricultura biológica.

HERDADE DO ALTO DO PINA

Localizada a 45 minutos de Lisboa, esta Herdade é um projeto integrado, que incluí uma área de agricultura biológica, onde se destaca o vinhedo, também ele biológico. Para além disso, também acomodará um conjunto de moradias individuais, em banda, bem como uma residência estudantil e um hotel rural. É um local onde se percebe que o bem-estar criou raízes.

PRAIA DOS TOMATES

Um terreno de 50 ha, situado numa das zonas mais privilegiadas do Algarve, vizinho da Marina de Vilamoura, a apenas 26 km do aeroporto de Faro. Integra uma exploração de agricultura biológica e, em breve, terá 2 hotéis rurais. É o campo ao pé da praia

“Seguimos rigorosas normas ambientais no processo de construção, certificadas com a norma ISO 14001, pela TUV Rheinland Portugal, empresa que avalia o cumprimento de boas práticas em diferentes áreas, nomeadamente a ambiental.”

Real estate projects (design, construction and maintenance phases).